O lúdico está presente na vida das crianças, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Os jogos e brincadeiras proporcionam momentos importantes para a aquisição de novos conceitos, possibilitando a aprendizagem positiva de conteúdos significativos. O lúdico é bastante amplo, percorre desde brincadeiras de faz-de-conta, jogos de cartas, de tabuleiro, jogos de equipes, quebra-cabeças, culinária infantil, música, teatro, etc.
A culinária infantil destaca-se como lúdico, que nos remete a lembranças, criatividade, afetividade e expressão. Esta atividade apresenta uma possibilidade ampla de propostas com características e objetivos definidos para cada projeto, disopnibilizando um espaço para as crianças desenvolverem suas habilidades e construírem seu conhecimento.
No brincar de fazer comida, a criança mostra seu interior, representa seus desejos em um momento de faz-de-conta que se materializa no plano da realidade; é uma brincadeira em que a criança, através de atividades concretas pode utilizar a fantasia e a imaginação. Ao participar de oficinas culinárias, a criança brinca e experimenta uma maneira diferente de trazer o mundo dos adultos para o seu mundo, assim ela organiza seu interior, elaborando questões importantes para sua formação.
O brincar é considerado fundamental para o desenvolvimento do indivíduo favorecendo o crescimento saudável, sendo a brincadeira de culinária um jeito divertido de aprender, brincar e fantasiar.
Texto comentado requisito avaliação da Disciplina Ludopsicopedagogia Prof. Ms. Rosa Eulógia Ramirez.
Fonte bibliográfica: Revista do Professor, Porto Alegre 1999, v. 15 nº 60 outubro/dezembro.
Explorando a culinária - atividade possibilita trabalhar várias áreas do conhecimento págs 31, 32, 33.
Professoras Especialistas em Educação Infantil Rede Municipal de Educação Campinas/SP.