Psicopedagogia e a tecnologia

domingo, 4 de julho de 2010

O século XX foi diretamente influenciado pelo avanço tecnológico. Percebemos transformações em diversos contextos, alterando comportamentos e estilos de viver. O modo das pessoas viverem mudou consideravelmente, refletindo na forma dos indivíduos se relacionarem. Ao longo do tempo modificamos nossos hábitos e costumes, experimentamos um novo estilo de ser, adquirimos e agregamos novas maneiras de agir.

A sociedade atual tornou-se dinâmica, rápida e ágil. Existe uma grande quantidade de informações e acontecimentos circulando, muitas vezes, em tempo real. Vivenciamos a globalização, o acesso imediato, amplo e contínuo aos fatos, permitindo assim uma aproximação maior com o mundo. Atualmente convivemos com um aparato tecnológico incrível como a TV a cabo, computadores, internet, celulares, facilitado a comunicação imediata.

Todas essas mudanças que estão acontecendo transformam a sociedade e precisamos lidar com novos conhecimentos e saberes, com indivíduos que nasceram na era digital e têm um contato direto com o ritmo acelerado da informação, surgindo assim novos sujeitos que assimilam a realidade de outra maneira.

A Psicopedagogia, um campo de estudo dos processos de aprendizagem do indivíduo e também suas dificuldades, está inserida nesta nova realidade social. Em contato com a tecnologia, a Psicopedagogia pode obter resultados positivos ao utilizar computadores, internet e softwares educativos. Ressaltamos a importância de usar esses recursos percebendo as necessidades específicas de cada pessoa, a fim de alcançar os objetivos desejados. O profissional deve avaliar a melhor maneira de usufruir do computador como ferramenta de trabalho, quando bem aplicado traz benefícios que enriquecem a prática. A tecnologia associada ao trabalho do Psicopedagogo é muito interessante pois ela apresenta a linguagem do indivíduo deste tempo.

0 comentários: