Mostrando postagens com marcador aprender. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador aprender. Mostrar todas as postagens

Brincar, Fantasiar, Criar e Aprender

domingo, 22 de agosto de 2010

O texto apresenta o brincar e o fantasiar na vida das crianças, de que forma acontece estas atividades e a relação que as crianças estabelecem com a brincadeira. Durante o desenvolvimento infantil aparecem várias maneiras de brincar e através desta leitura podemos conhecer os tipos de brincadeiras presente nas diferentes fases que vivenciamos ao longo do nosso crescimento.
O faz-de-conta está presente no universo infantil, nesta fase a criança pode fingir ações ou representar um super-herói ou a Branca de Neve, assim o texto assinala que crianças com predisposição para fantasiar são geralmente melhores em tarefas que envolvam habilidades sociocognitivas, assumindo papéis ou tarefas de competência social. O jogo de papéis ou jogo sociodramático aparece entre os dois e três anos, envolvendo temas domésticos como brincar de mamãe-filinha, de cozinhar. A brincadeira de super-herói também pode ser considerada jogo de papéis, apresenta Levinzon 1989, que esta brincadeira, ao mesmo tempo que ajuda a criança a construir autoconfiança, permite superar obstáculos da vida real, como vestir-se, comer sem deixar cair, fazer amigos, correspondendo às expectativas dos padrões adultos.
Pesquisas recentes levam a supor que o brincar pode aumentar certos tipos de aprendizagem, em particular, aquelas que requerem processos cognitivos mais elevados. Os adultos podem favorecer a aprendizagem das crianças dando tempo para elas brincarem, proporcionando ambiente para explorar e materiais que favoreçam o faz-de-conta.
A brincadeira de encaixe e construção tem seu desenvolvimento entre quatro e seis anos, sendo este tipo de brinquedo fundamental principalmente na fase pré-escolar, pois eles possibilitam que as crianças tenham conhecimentos de proporções, reações físicas de causa e efeito, noção de peso entre outras. A construção de alguma coisa tem um significado especial para cada criança, porque elas podem ver suas idéias tomar uma forma concreta.
O brincar com quebra-cabeças, outra atividade presente nesta fase infantil, estimula o raciocínio, exigindo a atenção da criança, favorecendo também a sociabilidade e a cooperação quando montado em grupo.
Os jogos com regras podem aparecer por volta dos quatro anos de idade, como exemplo o jogo da velha, dominós de animais e flores, evoluindo para jogos mais complexos com instruções mais difíceis e elaboradas, como o xadrez, war e que se destinam a crianças mais velhas, a partir de sete anos. O texto esclarece que os jogos com regras apresentam desafios e são uma forma de aprender e reaprender: numa partida a criança poderá aproveitar-se da experiência anterior e testar os limites do adversário.
Este texto nos permite descobrir aspectos interessantes do brincar e fantasiar, mostrando características de cada atividade lúdica, transmitindo conceitos significativos para percebermos a importância e os benefícios do brincar.
Texto comentado requisito de avaliação da Disciplina de Ludopsicopedagogia Prof. Ms Rosa Eulógia Ramirez
* Texto Brincar, Fantasiar, Criar e Aprender Edda Bomtempo - Livro: O brincar e a criança do nascimento aos seis anos Vera Barros de Oliveira (organizadora) 8ª edição Petrópolis, Rj Vozes 2009.

Para todas as crianças

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que é em vocês natural.
Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos: que possibilitasse seu
crescimento físico e sadio. Normal
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas,
os animais, seu próprio corpo. Deus.
Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação.
E que dessas coisas lhes ensinasse não só o conhecer, como também a aceitar, a amar e preservar.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa história e a nossa terra de uma
maneira viva e atraente.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse a usarem bem a nossa língua, a pensarem e a
se expressarem com clareza.
Eu queria uma escola que lhes ensinassem a pensar, a raciocinar, a procurar soluções.
Eu queria uma escola que desde cedo usasse materiais concretos para que vocês pudessem
ir formando corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, as operações...
pedrinhas.... só porcariinhas !...
fazendo vocês aprenderem brincando....
Poema atribuido a Carlos Drummond de Andrade embora não se tenha certeza
Fonte - Site Escola Curumin Campinas